28 de Janeiro de 2016
Transição capilar - Big chop

Transição capilar: Big chop

É amigos, eu fiz o big chop.
Meu cabelo está bem curtinho e olha, em 20 anos de vida eu nunca o amei tanto. Mas vamos por partes porque tem muita história! Então recomendo que pegue uma pipoca e se sente confortavelmente.

Primeiro, deixa eu explicar o que é o big chop de uma forma bem breve… Mais conhecido como bc, o big chop (grande corte) é um termo da transição capilar que consiste basicamente em tirar toda a parte alisada do cabelo com um belo corte. Todo mundo que passa pela transição precisa enfrenta-lo mais cedo ou mais tarde, mas o momento certo é você que decide.

Como disse no último post, eu estava usando tranças e agora em janeiro completei 5 meses com elas. Minha ideia inicial era usa-las até as férias do meio do ano e aí sim tira-las e fazer o bc. Eu estava adorando, eram lindas, me sentia estilosa (HAHAHA), ajudaram super no crescimento e no geral, era bem prático. Mas o ano virou, o verão chegou e com ele o sol, o calor absurdo e muita praia e piscina para aproveitar. E bom, nessas situações as tranças se tornavam belos empecilhos por N motivos (depois falo melhor sobre isso, se não o post não vai acabar hahaha). Fora que estava chegando a hora de refaze-las e gente… As duas experiências que tive não foram agradáveis. Resumindo: Comecei a ficar agoniada! Eu não estava com a liberdade que procurava ao começar a transição e isso estava me deixando louca e também eu não queria mais passar pelo processo de montagem (?).  Enfim, comecei a arrumar diversos pretestos para tira-las e foi ai que a ideia de fazer o bc surgiu.

Mas é claro que não foi do dia para a noite. Na verdade, passei por uma guerra civil interna bem pesada que durou dias hahahahaha. Apesar de tudo, eu não queria tirar as tranças. Por outro lado, decidi que o melhor momento para fazer o corte seria durante as férias para eu poder me dedicar e me acostumar melhor com meu novo cabelinho. Então era agora, ou só em julho. Fui aos poucos amadurecendo a ideia e quando estava quase certa de que era isso que eu queria, tomei a iniciativa antes de perder a coragem.

Procurei por salões especializados em cabelos crespos e cacheados e foi aí que me apareceu o Lunablu. Dei um breve bizu para ver qual era a do salão, gostei, liguei e marquei o corte para a última sexta-feira, dia 22. E lá fui eu, super nervosa, rumo a Madureira (o bairro aqui do Rio onde fica o salão), acompanhada de minha mamis poderosa.

Já falei que eu estava super nervosa?

Eis que cheguei lá, toda animadinha, e de cara gostei do espaço. O salão é bem espaçoso e possui uma decoração bem clean e tranquila. Como ainda era cedo, lá não estava muito cheio e logo fui atendida. A primeira profissional a falar comigo foi a Sylvia, responsável pelo corte, e antes de mais nada ela fez uma breve avaliação do meu cabelo. Perguntas respondidas, avaliação feita, partiu corte!!

A Sylvia foi cortando mecha por mecha com muito cuidado e precisão e só sei que conforme via meus cabelinhos caindo eu queria chorar HAHA. Mas me segurei!! Quando terminou, eu estava assim:

Big chop 2

Vish, ainda bem que não acabou por aí né?

Chegou então a hora da Vanessa entrar em ação. Foi ela que lavou, hidratou e finalizou meu cabelo, utilizando só os produtos do próprio salão. Lembra da tal avaliação que fiz lá no início? Então, conversando comigo para saber mais sobre meu cabelo e meus gostos, a Sylvia recomendou que eu usasse a linha Care dos produtos Lunablu. Eles prometem definir mais os cachos e reduzir um pouco o volume, o que achei ideal para a minha situação atual pós bc, mas sobre eles eu falo depois! Estou gostando do resultado e é o que importa hahahaha.

Big chop 1

Finalizando…

Big chop 3

E… Prontinho!

Finalmente, livre da química, livre da prisão capilar, livre de tudo!!! Logo de cara eu a-d-o-r-e-i, e sinceramente? Não há felicidade maior. Eu estava morta de medo de ficar feia, de não gostar, me arrepender, não saber lidar… Enfim, mil inseguranças que estavam me impedindo de experimentar essa sensação maravilhosa! Ainda bem que a coragem bateu na porta, pois eu nunca estive tão satisfeita com meu cabelo. Estou adorando, me achando linda e indo muuuuito a piscina hahahahaha!

Obrigada Sylvia e Vanessa por terem cuidado tão bem do meu cabelo! O atendimento foi nota mil e as meninas são ótimas profissionais. Elas foram super simpáticas e delicadas (devem ter notado meu nervosismo hahahaha), me passaram muita segurança e paz, e de quebra me deram várias dicas 😉 Salão mais que aprovado.

Big chop 4

Essa é a unica foto decente que tenho por hora, inclusive foi a que postei no instagram. Mas em breve faço um post com fotos melhores para vocês verem como que ficou. Para quem está em transição e com medo de fazer o bc, só digo uma coisa: Miga, se jogaaaaaaa!!!! Cabelo cresce e eu te garanto que vai ficar melhor do que já está. Fora que, a liberdade é tão grande que faz tudo valer a pena.

Big chop 4

Adeus química!!! Até nunca mais!
E que venham os meus cachinhos ♥


  • Dani Nogueira, em 28.01.2016

    Ahhh que amor! Achei que você ficou muito bonita assim (mesmo não sabendo bem como você estava de trancinha). Aproveita muito esse cabelinho porque logo logo ele cresce!

    Beijinhos

    [Reply]

  • beatrizbrito, em 28.01.2016

    clara do céu! :O acho que a última vez que te vi na faculdade você ainda estava usando o cabelo liso (tem tanto tempo assim?). e que diferença!!! curtinho desse jeito valorizou demais seu rosto. e logo cresce e você terá seus cachinhos de volta hahahaha ta linda!

    beijos.

    [Reply]

  • Quele Lorrane, em 28.01.2016

    Adorei ! Ficou muito legal ! Rapidão vai crescer e você vai ta divando com seus cachinhos por aí…
    Beijocas ;*
    * Primeira vez aqui

    http://girlssweeet.blogspot.com.br/2016/01/livro-percyjackson.html

    [Reply]

  • Ariane, em 28.01.2016

    cara que coragem!!! o importante é esta se sentindo bem e feliz
    beijos ;*

    [Reply]

  • Daniea Almeida, em 28.01.2016

    Menina do céu, você é guerreira <3
    Tenho cabelo alisado, ainda não tô no meu momento de passar pela transição.
    Acho que isso tem que ser uma coisa de dentro para fora, se não a gente se arrepende e taca química de novo!
    Mas adoro ver/ler sobre transições, me inspira muito! Te admiro desde já <3

    Beijocas flor!

    [Reply]

  • Renata Champion, em 28.01.2016

    Ai ficou muito amor seu cabelo <3
    É a melhor coisa do mundo né.
    Fiz o meu Bc esse mês também. comecei a transição em novembro.
    Até gravei pq eu mesma que cortei se quiser ver ( https://www.youtube.com/watch?v=rFV2igbXtn8 )
    Meu blog nasceu a pouco e gostaria de te convidar a conhecer meu cantinho
    http://www.renatachampion.com.br/

    [Reply]

  • Karol Caldas, em 28.01.2016

    Eu tenho o cabelo ondulado, ele era bem cacheado sabe, mas o tempo passa e ele fica cada vez menos cacheado e não tem uma forma sabe, quando eu lavo fica lindo e no outro dia fica sem forma, já tentei cortar bastante mas não rola kk

    Amiga você é corajosa!

    [Reply]

  • Isabella Lessa, em 28.01.2016

    GENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE QUE ISSSO MOLER?

    QUANTA CORAGEM MEU POVO, PARTICULARMENTE EU ADOREI MESMO, TE DEIXOU MAIS NATURAL, SEI LÁ AMEI MESMO CLARINHA!
    TA SUPER APROVADO!!!!!!!!!!

    Beijos,

    Isabella | http://isabellalessa.com

    [Reply]

  • Vanessa Bayer, em 28.01.2016

    Ai que linda! Você ficou um arraso assim e teve muita coragem. Eu não sei se eu teria, se fosse o meu caso, tenho um certo amor por cabelo comprido. ): Tá linda viu?! Um beijo ♡

    [Reply]

  • Clayci, em 28.01.2016

    Que linda!!! Adorei o resultado *_*

    [Reply]

  • Sara, em 28.01.2016

    Hahahahahahahahahaha, VOCÊ FEZ BC??????????????????????????????????????????????????
    TÔ ORGULHOSA GAROTA, SOMOS DUAS, TAMBÉM FIZ BC
    Está linda, conheço esse salão e as blogueiras falam super bem
    Parabens pela coragem, você vai ver, vai amar seu curtinho a cada dia mais e ele vai crescer e vai ser todo seu, só seu, completamente seu, seu cabelo natural, saudável, virgem, lindo, perfeito
    Sem nada dessas coisas, amiga, amor de verdade pelo cabelo é isso, é quando você ama o quem tem, a ceita ele do jeito que é e não sai prensando seu cabelo numa prancha quente nem usando químicas, isso é amor de verdade o resto é só vaidade
    Vou parar por aqui, se não escrevo um texto enormeeeeeeeeee, (muito orgulho disso \o/)
    Eu raspei a cabeça e até hoje não me arrependi, imagina você com esse cabelão lindo aí
    Ta bom parei hahaha
    Te mandei outro e-mail, depois dá uma olhada.
    Beijos
    blogueirasara.blogspot.com.br

    [Reply]

  • Lunii, em 28.01.2016

    Olá, tudo bom?
    Eu tenho uma amiga que fez a mesma coisa que você.
    Ela cortou todo o cabelo e deixou curtinho, caiu super bem nela. Ela usa com uma bandana e arraza sempre fjdnsajfnds.
    Ficou muito lindo no seu cabelo <3
    Eu sempre gosto de ler postagens que sobre essas coisas.
    Nunca passei por algo assim, no máximo corte de cabelo.

    [Reply]

  • Priih, em 28.01.2016

    Merece todos os parabéns só pela sua coragem, hahaha <3 E eu achei realmente lindo o resultado! Cortes assim valorizam bem mais o rosto, né?
    Eu reclamo do meu cabelo longo às vezes, mas sou absurdamente apegada por ele. Sem chances de fazer algo do tipo, haha. Eu já imagino umas cores nessa sua juba, ia ficar tão lindo! Eu sou a louca dos cabelos coloridos, só não pinto o meu inteiro pois dá super trabalho ($$$), mas as pontas faço questão de pintar sempre.
    E o melhor de tudo é que você adorou e se sente muito bem! Isso é o que importa <3

    Beijos,

    Priih.

    [Reply]

  • Marina Menezes, em 28.01.2016

    Aeeeee! Fico tão feliz por você! Tá lindo seu cabelo assim, e deve tá uma maravilha nesse calor né? Sem passar sufoco e só aproveitando a piscina haha’ Você tá linda assim! Gostei demais, acho que cabelo curto dá um ar muito seguro para as mulheres. Parabéns pela coragem!

    [Reply]

  • Renata, em 28.01.2016

    Oi Clara! Nossa, você arrasou demais nesse corte! Eu estou passando pela transição e meu BC só fiz quando o cabelo já estava um pouco maior… Admiro DEMAIS essa coragem de cortar bem curtinho porque eu não tive. E ficou ótimo. O mais importante acho que é essa tal liberdade mesmo, né? De saber que o cabelo é nosso mesmo e não precisamos mais ficar mascarando com nada <3
    Boa sorte nessa fase, espero que seja suuuuuper tranquila!
    Beijos

    [Reply]

  • Nanda Doria, em 28.01.2016

    Que mudança incrível ♥
    Parabéns pela coragem, ficou muito fofa. Meu, deve estar gostoso demais ter cabelo curtinho nesse calor do inferno HAHAHAHA. Acho perfeito quem faz transição capilar, cachos são tudo de bom. Queria ter essa coragemmmmmmmmmmmm! Arrasou demais, parabéns mil vezes!

    http://www.vodkaescarpin.com.br

    [Reply]

  • Gabi Gouveia, em 28.01.2016

    Clara, vc ficou INCRÍVEL! Todas as vezes que vejo a quantidade de meninas se libertando dos padrões de beleza impostos pela sociedade eu fico TÃO feliz…é bom pra tudo, principalmente para você, para a alma. Quando a gente aceita, ama e cuida do nosso cabelo, parece que ele começa a colaborar e fica mais incrível ainda! Claro que existem os bad hair days, mas quem nunca sofreu com isso, né?

    VC está linda, quero ver esse cabelo crescer e crescer, quero ver esses cachos soltos para o mundo ver!

    Beijos, Gabi

    [Reply]

  • Mayara Anjos, em 28.01.2016

    Primeiro de tudo: parabéns pela sua coragem! São poucas que conseguem se desprender daquilo que aprendemos desde pequenas que deve ser “bonito” ou não. Para muitos cabelo curto, ainda mais afro, é considerado um cabelo feio, cabelo duro. E eu sempre achei o contrário, quem me dera ter um cabelo lindo desses!!

    [Reply]

  • Maíra, em 28.01.2016

    Oii clara 🙂 então assiste menina, smash é tão lindo. Então não quero dar spoiler, mas teve final sim, tipo eles conseguiram dar um rumo a histórias dos personagens que entraram e que ficaram na série, porém parecia que ainda tinha mais coisa sabe, eu adoraria que eles continuassem ahahahha
    eu to amando vocês se amarem com o cabelo que tem, são lindas de qualquer jeito ahahaha adorei a sua coragem, ficou maravilhosa!

    adorei!
    beijinhos :*

    [Reply]